Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do CPAQ/UFMS realiza seu primeiro Seminário Integrador
Nas tardes dos dias 2 e 3 de junho de 2020, o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul se reuniu, em ambiente virtual, e realizou o I Seminário Integrador do PPGCult.
O objetivo da ação foi o de reunir o corpo docente do programa para, juntos e de acordo com as características de cada uma das duas linhas de pesquisas (Diferenças & Alteridades; Sujeitos & Linguagens), delinear eixos norteadores de trabalho e projetos integradores de modo a contemplar e fortalecer o campo dos Estudos Culturais na UFMS e em Mato Grosso do Sul, assim como também aproximar as/os docentes das diretrizes e objetivos previstos no planejamento estratégico do Programa, conforme estabelecido pelo documento de área da Área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior – Capes.
Na primeira tarde, o encontro contou com a participação do prof. Dr. Luís Paulo de Carvalho Piassi, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, compartilhando as experiências e o contexto para a concepção daquele programa; a trajetória percorrida desde sua implantação, em 2012; os desafios enfrentados e ações para a consolidação do programa.
O diálogo foi muito produtivo na medida em que o Prof. Luís Piassi apontou diretamente a vocação que o campo dos Estudos Culturais tem em direcionar e aprofundar estudos e pesquisas nas transformações e movimentos de compreensão do cotidiano, do contemporâneo. Para além, o convidado ressaltou a importância de estabelecermos conexões com outros programas de pós-graduação em Estudos Culturais no exterior (e no Brasil) como caminho possível de integração de forças e na perspectiva de internacionalização dos programas. Vale destacar que o Professor Piassi destacou o amadurecimento do PPGCult quanto à sua concepção e aderência ao campo dos Estudos Culturais, expressos de modo singular em cada cada linha de pesquisa.
Já na tarde do dia três de junho, houve a divisão dos docentes por linha de pesquisa com o objetivo de conhecer projetos e grupos de pesquisa nos quais cada um/uma atuam e definir eixos norteadores para a criação de projetos integradores, com temáticas em comum e com maior aderência epistêmica ao campo dos Estudos Culturais. Nos dois grupos houve uma forte preocupação em incorporar novos projetos para as linhas na perspectiva da interdisciplinaridade e integração de docentes. Os grupos expuseram o interesse em viabilizar a captação de recursos e realização posterior de eventos nacionais e internacionais na UFMS na perspectiva de divulgação e continuado enriquecimento do programa.
O seminário foi, assim, uma etapa importante para a consolidação de nosso planejamento estratégico, elaborado a partir das proposições da Pró-Reitoria de Pós-graduação da UFMS, e do aprofundamento dos conhecimentos e ações atinentes ao campo dos Estudos Culturais na UFMS e em Mato Grosso do Sul.