III CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS: MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E DIREITOS HUMANOS
Na primeira semana do mês de novembro de 2025 foi realizado o III Congresso Nacional de Estudos Culturais: meio ambiente, sociedade e direitos humanos, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult) do Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Em quatro dias de intensas atividades foram realizadas conferências, mesas-redondas e simpósios temáticos; desses, o III CNEC contou em sua organização com sete eixos temáticos, no qual pesquisadores/as, doutoras/es, mestres/as, graduadas/es e graduandas/os apresentaram as suas investigações acadêmicas. Foram mais de oito dezenas de trabalhos inscritos que tiveram a oportunidade de, presencial e hibridamente, colocar em debate as suas respectivas pesquisas.
As mesas-redondas ocorreram no período noturno. A primeira foi no dia cinco de novembro, com a temática Populações tradicionais: territórios e conflitos, na qual Maíra Cavalcanti Vale (UFNT/UFSCAR), Janete Andrade de Lima (IFMS/Aquidauana) e Lindomar Lili (PUC/Semed) debateram sobre a demarcações de terras e a luta dos grupos étnicos em defesa da sua cultura e identidade. No dia seis de novembro, a segunda mesa-redonda Práxis contra hegemônicas e direitos humanos: história, memória, resistências”, teve a presença de Robson Pereira Silva (UFSCar), Antônio Ricardo Calori de Lion (UEG) e Walter Lippold (UFRGS). A partir de três dinâmicas, a princípio distintas, os palestrantes debateram sobre as práticas de resistências de grupos que estão a margem do status quo contemporâneo e os perigos da produção de sentido e verdade dos discursos que permeiam as redes sociais.
A conferência de abertura foi realizada em quatro de novembro com a temática Desenvolvimento (in)sustentável e ecocídios, apresentada por Diadiney Helena de Almeida (UFRRJ), que apresentou um importante debate sobre os perigos da exploração ambiental e a urgência de resistência do Bem-viver e do Ecofeminismo. Por fim, no dia sete de novembro, a conferência de encerramento, Guerras, traumas e deslocamentos contemporâneos – por uma epistemologia interdita, foi apresentada por Murilo Sebe Bon Meihy (UFRJ; PPGCult), que debateu o massacre da Palestina pela ótica da linguagem interdita e como esse processo foi e é uma prática de Genocídio, Apartheid e Limpeza Étnica.
Com o debate desses temas importantes, o III Congresso Nacional de Estudos Culturais: meio ambiente, sociedade e direitos humanos foi exitoso ao propiciar um ambiente de troca de saberes, diálogos e troca de experiências entre acadêmicos e a comunidade externa da UFMS. O evento contou com o financiamento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de edital, instituição a quem a organização do evento agradece.
Já a quarta edição do Congresso Nacional de Estudos Culturais está programada para ser realizada em 2027. Até lá!
Texto: Fábio da Silva Sousa







