Apresentação e Linhas de Pesquisa

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul iniciou suas atividades em 16 de maio de 2019. Ele é um programa Acadêmico e Interdisciplinar. Nestes seis anos passaram pelo Curso de Mestrado em Estudos Culturais cerca de 350 pessoas, entre alunas e alunos regulares, alunas e alunos especiais, pessoas de outros programas cursando as disciplinas oferecidas no curso. São cerca de 80 dissertações defendidas neste período, contribuindo para a elaboração e circulação de conhecimento.

Temos recebido pessoas de todas as regiões de Mato Grosso do Sul e de outros estados do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, pessoas de Amabaí, Anastácio, Angélica, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Mundo Novo, Nioaque, Nova Andradina, Palmeiras – Dois Irmãos do Buriti, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Tacuru, Três Lagoas, TI Ipegue – Aquidauana, TI Limão Verde – Aquidauana, Aldeia Aldeinha – Anastácio, Aldeia Alves de Barros – Porto Murtinho, Aldeia Pílad Rebuá – Miranda. De outros estados, pessoas de Aparecida de Goiânia – GO, Araguaína – TO, Araruna – PB, Cáceres – MT, Campinas – SP, Curitiba – PR, Guararema – SP, Ilha Solteira – SP, Itaquaquecetuba – SP, Jataí – GO, Ji-Paraná – RO, Livramento de Nossa Senhora – BA, Manaus – AM, Paranavaí – PR, Parnaíba – PI, Patrocínio – MG, Poxoréu – MT, Rio de Janeiro – RJ, Rondonópolis – MT, Rosana – SP, Santa Terezinha – PE, Santarém – PA, São Francisco do Sul – SC, São José do Rio Preto – SP, São Luís – MA, Tabira – PE, Trindade – GO, Uberlândia – MG, Votorantim – SP. Isso demonstra a alta capilaridade que o programa tem conseguido nestes seus ainda poucos anos de existência.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Código Capes 51001012178M8) está inserido na Área de Avaliação e Conhecimento Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (código 90100000), em sua Câmara II – Sociais, Culturas e Humanidades (código 90192000).

Quanto à Área de Concentração: Estudos Culturais

Os Estudos Culturais são caracterizados pelo enfoque plural do conhecimento, manifestando-se interdisciplinarmente e propiciando a reunião de pesquisadora e pesquisadores das distintas áreas das Ciências Sociais e Humanas, das Linguagens e da Educação, tomando as práticas socioculturais das diferenças, a diversidade de saberes, a produção material e imaterial dos sujeitos sociais, a elaboração, a circulação e a apropriação dos bens materiais e imateriais, e as relações de poder expressas nestes processos como objetos de análise, elaborando um conhecimento de fronteira que. Os Estudos Culturais visam, assim, fomentar a reflexão sobre a produção do conhecimento acadêmico-científico, seu estatuto e as intersecções, os embates, as tensões, as negociações e aproximações que estabelece com os saberes tradicionais e os saberes emergentes, assim como as tensões e embates entre as contra hegemonias e as hegemonias.

Linhas de pesquisa

DIFERENÇAS & ALTERIDADES: A linha de pesquisa agrega estudos inter e transdisciplinares acerca das práticas socioculturais das diferenças, uma vez que nelas se busca compreender o complexo tensionamento nas relações sociais entre os grupos marcados por sua distinção, diversidade e diferença, suas resistências e práticas de luta, da produção/diluição de identidades, aspectos necessários para compreensão da sociedade local-global contemporânea.

Docentes pertencentes à linha de pesquisa: Aguinaldo Rodrigues Gomes; Alcides Freire Ramos; Guilherme Rodrigues Passamani; Iára Quelho de Castro; Marcelo Victor da Rosa; Miguel Rodrigues de Sousa Neto; Murilo Sebe Bon Meihy; Marina Brasiliano Salerno; e Vera Lúcia Ferreira Vargas.

SUJEITOS & LINGUAGENS: A linha de pesquisa considera as dimensões culturais, políticas, econômicas e discursivas que envolvem os sujeitos e seus saberes em relação a suas regiões, espaços, lugares e não-lugares, e trânsitos. Interessa pensar interdisciplinarmente os sujeitos, constituídos no bojo dos processos interacionais e dialógicos, bem como seus produtos simbólicos e não-simbólicos, nos interconectados momentos de produção, circulação e consumo, além de sempre situados na esfera da cultura e em relação à pluralidade cultural nacional.

Docentes pertencentes à linha de pesquisa: Ana Paula Squinelo; Antônio Firmino de Oliveira Neto; Fábio da Silva Sousa; Helen Paola Vieira Bueno; Janete Rosa da Fonseca; Marcos Rogerio Heck Dorneles; Patrícia Zaczuk Bassinello; Robson Pereira da Silva; e Rogério Zaim de Melo.