Pesquisadores do Mestrado em Estudos Culturais lançam coletânea e livro nesta quinta-feira (22/09)

Postado por: Geovandir Lordano

Nesta próxima quinta-feira, dia 22 de setembro de 2022, a partir das 17hs, no bar e Empório Dom Josimo (Aquidauana/MS), a comunidade acadêmica do campus de Aquidauana está convidada a prestigiar o lançamento da coletânea “Saberes e Sabores do Pantanal Sul: teia de escuta das comunidades”, organizada pelas professoras e pesquisadoras Dra. Patrícia Zaczuk Bassinello (PPGCult/CPAQ) e a Dra. Denise Silva (IPEDI) e; o livro “ Sonhos revolucionários e pesadelos ardentes” do professor e pesquisador Fábio da Silva Sousa (PPGCult/CPNA).

A coletânea “Saberes e Sabores do Pantanal Sul: teia de escuta das comunidades” reúne produções científicas de autoras mulheres que caminharam e caminham entre saberes e sabores do Pantanal Sul a partir de suas experiências juntos aos povos dos diferentes territórios do Pantanal de Mato Grosso do Sul. A composição dessa coletânea nasce e se amadurece – como um dos resultados da supervisão de pós-doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais – de um desejo das organizadoras em fazer esse primeiro mapeamento de pesquisas de pesquisadoras,  demonstrando a resistência e luta das mulheres na ciência brasileira como também o esforço coletivo em considerar que as ciências possam ser mais humanas e dialógicas, abrindo espaços na ciência tradicional para que o encontro com os saberes sejam fruto de convivência, de cuidado e de amorosidade com os povos, com a memória, com o patrimônio, com o território na partilha com os horizontes diversos de vida.  Consideramos este um  livroafeto que se junta a uma multiplicidade de práticas descolonizadores, que para serem possíveis, precisam suspender o céu e adiar o fim do mundo.

 

Já o livro “Sonhos Revolucionários e Pesadelos Ardentes” é fruto da tese de doutorado publicado em 2020 pela Paco Editorial, do professor Fábio da Silva Sousa, docente do curso de História do Campus de Nova Andradina e também docente permanente do PPGCult.

A coletânea Saberes e Sabores já pode ser acessada na versão e-book gratuitamente pelo site da editora Pedro e João Editores no link https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/saberes-e-sabores-do-pantanal-sul-teia-de-escuta-das-comunidades/

Já as versões impressas da coletânea e livro estarão disponíveis no dia do lançamento no empório e bar Dom Josimo, localizado na rua Estevão Alves Corrêa, 944, Aquidauana, MS.

Compartilhe:
Veja também