Dissertações Turmas 2022/1 e 2022/2

AUTOR/A: ANDREZA SALES FERREIRA
TÍTULO: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA SURDOS: SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL E IDENTITÁRIA DO SUJEITO SURDO NOS ESTUDOS CULTURAIS
ORIENTADOR/A: Helen Paola Vieira Bueno
ANO: 2024
RESUMO Esta pesquisa, retrata da importância do atendimento nas salas de recursos multifuncionais para pessoas surdas que usam a língua de sinais para a construção de identidade e cultura dos alunos frequentadores e atuantes desse espaço e os estudos culturais. Como parte dos procedimentos metodológicos e objetivos pretende-se por meio de uma pesquisa qualitativa de pesquisa-ação para verificar o papel do AEE para alunos surdos na construção de vida dos alunos surdos. Com a busca de entender as práticas educativas no contexto dialógico, foram utilizados aportes teóricos variados voltados para a temática e legislações vigentes. Esta pesquisa está fundamentada por autores que abordam sobre os campos dos estudos culturais, a saber: Ferreras (1999), Cevasco (2003), Bhabha (1998), Kassar (2003), Mazzotta (2009), entre outros. E outros nos campos dos estudos surdos: Lodenir Karnopp (2004), Ronice Quadros (1997, 2003), Lucinda Ferreira Brito (1993), Gladis Perlin (2004), Paddy Ladd (2018), Gesser (2009), Gianotto (2020) e diversos outros. Com vistas a subsidiar, ampliar e otimizar discussões que se baseiam no campo dos Estudos Culturais, Pós-Coloniais, processos de construção histórico-cultural, identitário e práticas de escolarização dos estudantes surdos que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncional para acesso à Libras, a língua portuguesa e demais contextos, para que se divulgue no meio acadêmico a sua relevância.
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AUTOR/A:  David Arioch da Silva Alves Barcelos
TÍTULO: VEGANISMO OU VEGANISMOS? TENSÕES DISCURSIVAS SOBRE CONSUMO E POLÍTICA NO MOVIMENTO VEGANO
ORIENTADOR/A: Patricia Zaczuk Bassinello
ANO: 2024
RESUMO Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre o movimento tensivo e discursivo do denominado movimento vegano contemporâneo e como é estabelecida a disputa pelos sentidos do veganismo na perspectiva do consumo e da política. Avaliamos essa disputa tensiva principalmente entre o veganismo popular e o veganismo pragmático. Para isso, buscamos compreender primeiro o surgimento e influências do veganismo, assim como suas especificidades no Brasil. Para fazer emergir tais mudanças e pluralidades discursivas no movimento vegano, nos apoiamos nos pressupostos dos Estudos Culturais, levantando inicialmente como tais discursos vão se movimentando e tomando força no contexto do colonialismo. Por meio do diálogo com os estudos de Néstor García Canclini (2015) e Jesús Martín-Barbero (2008), entendemos que tais conflitos discursivos se materializam a partir de negociações e mediações que, se visam favorecer o crescimento do veganismo, também visam favorecer um movimento em detrimento de outro. Como aproximação para essa analítica, percebemos que no que tange ao consumo os movimentos apresentam diferenças na percepção e relação com o hegemônico e que decorrem das diferenças na percepção do político. Assim as disputas entre os movimentos também deixam de ser somente sobre o que consumir em oposição à exploração animal e passam a ser também sobre de onde consumir, já que um movimento (popular), por sua posição anticapitalista, revela uma posição mais intransigente do que o outro (pragmático). Acreditamos que tal pesquisa também traz avanços para se pensar os conflitos no movimento vegano em relação à libertação animal mais como uma questão de meios do que de fins, já que as diferenças envolvem principalmente os meios utilizados para aproximar as pessoas do veganismo, podendo servir como subsídio para outras pesquisas que apontam para essa discussão. Também concluímos que o movimento vegano em si já é um movimento de mediadores socioculturais, ponderando o interesse, independentemente da abordagem, na ampliação dos sentidos do consumo e da política ao não pensá-los somente na relação do ser humano com o ser humano. Com base no que é apresentado nesta pesquisa, e considerando a importância de uma interseccionalidade que seja voltada de outras causas para o veganismo, como as de justiça social e direitos humanos, também propomos uma atenção ao reconhecimento dos animais não humanos como excluídos de uma consideração como oprimidos por interesses humanos por meio da exploração, de outros usos e impactos.
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AUTOR/A: Eudes Mendes Ferreira
TÍTULO: Travessias e Raízes – Identidades, Andanças e Conflitos na Narrativa de uma Família Paraguaia no Brasil
ORIENTADOR/A: Janete Rosa da Fonseca
ANO: 2024
RESUMO Esta pesquisa investigou como a experiência de refúgio e os conflitos políticos pós-Guerra Civil de 1947 no Paraguai influenciaram a formação dos descendentes de uma família paraguaia que migrou para o Brasil. Por meio da análise das narrativas pessoais, revelou-se como essas experiências moldaram as percepções de pertencimento e identidade dos descendentes, residentes em Mato Grosso do Sul, Brasil, mesmo sem tradições paraguaias. Este estudo visa contribuir para a compreensão das dinâmicas migratórias e seus impactos na formação do sujeito contemporâneo e da identidade cultural. Para isso foram utilizados autores da área dos Estudo Culturais como Stuart Hall, Homi Bhabha, Aimeé Bolaños, entre outros. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia de História Oral e Autoetnografia, oferecendo uma abordagem das experiências da sujeita da pesquisa e sua família, afetadas por deslocamentos forçados e traumas de conflitos armados. A História Oral registra narrativas de forma autêntica, enquanto a Autoetnografia permite uma reflexão profunda sobre o impacto desses eventos. Embasado em autores como Meihy e Portelli, o estudo adquire uma base teórica sólida. Meihy oferece diretrizes para coleta e análise de relatos, enquanto Portelli destaca a importância do contexto social e histórico. A principal técnica de coleta de dados foi a escuta sensível e a análise permitiu a investigação da história pessoal da sujeita, onde aborda a jornada de sua família que migrou do Paraguai para o Brasil, enfrentando desafios e mudanças ao longo do caminho. Destacam-se questões como identidade, resiliência e adaptação, evidenciando a importância da educação, do trabalho e das relações familiares na construção das experiências individuais e coletivas. As narrativas revelam as interseções entre gênero, poder e migração, bem como o impacto emocional das vivências passadas na formação das identidades. A busca por segurança, oportunidades e pertencimento é um fio condutor ao longo da história, refletindo as complexidades das experiências migratórias e suas implicações culturais e sociais. Esse contexto é vital para os estudos culturais, pois oferece uma visão rica e multifacetada das experiências individuais em contextos socioculturais diversos. Compreender os traumas históricos enfrentados lança luz sobre questões fundamentais relacionadas à formação da identidade cultural e individual em sociedades pós-modernas. Essa análise enriquece o campo dos estudos culturais ao fornecer entendimentos significativos sobre como as narrativas pessoais se entrelaçam com narrativas coletivas, como os indivíduos constroem sua identidade em meio a desafios históricos e como as experiências de deslocamento e adaptação afetam a percepção de si mesmos e de suas origens culturais. Portanto, a pesquisa não apenas amplia nosso conhecimento sobre o sujeito em estudo, mas também contribui para uma compreensão mais profunda da dinâmica cultural e social em geral.
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AUTOR/A: Karen de Souza Cruz
TÍTULO: O ensino de dança no período pós lockdown e suas relações com o período lockdown
ORIENTADOR/A: Marcelo Victor da Rosa
ANO: 2024
RESUMO Este trabalho tem como objetivo geral analisar o ensino das danças e seus artefatos culturais em tempos de pós-lockdown e identificar quais as suas relações com o período do lockdown. Esta pesquisa é caracterizada pela abordagem qualitativa, com uma entrevista semiestruturada realizada com profissionais da dança. As análises dos discursos foram pautadas utilizando as metodologias adotadas em três correntes teóricas fundamentais: Estudos Culturais, análise pós-crítica e Foucaultiana. Essas metodologias são essenciais para analisar de forma abrangente e crítica os fenômenos relacionados ao ensino e prática da dança no ambiente digital, proporcionando insights sobre as dinâmicas culturais e sociais envolvidas. A idade média dos docentes é de 32 anos, com 10 anos em média de atuação profissional. Em relação à formação profissional, 8 professores/as já possuem graduação, e todos/as os/as profissionais atuam em mais de uma vertente de dança e trabalham não apenas como professor/a de dança para poder complementar a renda. Podemos enfatizar que as aulas online desafiaram as hierarquias tradicionais de poder em sala de aula, encorajando abordagens mais colaborativas e horizontais no ensino da dança. Embora as aulas online possam oferecer vantagens em termos de flexibilidade e acessibilidade, a maioria dos professores e das professoras entrevistados/as consideram que o ensino presencial ainda é superior devido ao contato físico e à experiência sensorial que proporciona. Este estudo marca o início de uma jornada contínua de investigação, aonde o ritmo da pesquisa segue em harmonia com a tecnologia e a criatividade humana, dançando em sincronia na busca pela compreensão mais profunda desse universo em constante transformação.
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AUTOR/A: LARISSA EZIDIO DA SILVA
TÍTULO: Penas e Guitarras Sombrias: Interdisciplinaridade e Estudos Culturais entre Edgar Allan Poe e The Cure as influências da literatura e da música para a subcultura gótica
ORIENTADOR/A: Fabio da Silva Sousa
ANO: 2024
RESUMO O presente trabalho tem como intuito realizar uma análise das identidades góticas e suas manifestações culturais a partir da perspectiva das questões sobre identidades e mediações culturais tendo como apoio fundamental as referências estabelecidas pela subcultura gótica, considerando a produção artística e literária do escritor Edgar Allan Poe (1809-1849) e a produção artística e musical da banda The Cure. Procura-se realizar uma discussão partindo do pressuposto das influências do romantismo gótico, surgido em fins do século XVIII e evidenciado tanto na obra de Edgar Allan como na estética e produção audiovisual da banda The Cure. O intuito desse estudo é a observação da construção das identidades, sendo estas incorporadas às múltiplas manifestações culturais, principalmente dentro do universo gótico. A pesquisa terá como apoio fundamental as discussões propostas pelos Estudos Culturais, principalmente através dos estudos de autores como Douglas Kellner (2001), Stuart Hall (2006), Nestor García Canclini (1997), Henrique Kipper (2008) dentre outros/as.
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AUTOR/A: Luís Henrique Domingues Verão das Neves
TÍTULO: “PARECE UM POUCO ÓBVIO, MAS É DIFÍCIL FALAR”: ENTREMEIOS DA PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA, DIFERENÇAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
ORIENTADOR/A: Marina Brasiliano Salerno
ANO: 2023
RESUMO O processo de inclusão se desenvolve de modo gradual com objetivo de oportunizar, dentre outros elementos, uma educação inclusiva para todos/as os/as alunos/as, com destaque à pessoa com deficiência, foco deste trabalho. A presente dissertação objetivou analisar a prática docente e os aspectos didático-pedagógicos utilizados nas aulas de Educação Física escolar inclusiva. Especificamente, objetivou-se: a) identificar os aspectos didático-pedagógicos de professores e professoras de Educação Física em escolas estaduais de Campo Grande/MS, Anastácio/MS e Aquidauana/MS direcionados à inclusão de alunos com deficiência; b) analisar as formas de planejamento das aulas para turmas inclusivas; c) compreender o entendimento dos/das participantes da pesquisa sobre o processo de inclusão da pessoa com deficiência na Educação Física escolar. A presente pesquisa se configura de cunho qualitativo, descritivo-exploratório. Realizou-se a entrevista semiestruturada com treze docentes que atuam com turmas comuns do ensino fundamental ao médio. Os dados foram centralizados em três eixos de discussão: a) Inclusão: entendimento docente para além da teoria; b) Educação Física escolar: o quê, por quê, como e para quem; c) Fazer docente: percepções, estratégias e reflexos para ação inclusiva. Os/As docentes possuem compreensão ampla sobre inclusão, com predominância de vínculo ao trabalho efetivo conjunto entre alunos/as com e sem deficiência. As facilidades para a prática docente versaram sobre: apoio pedagógico; formação docente; e interação entre os/as discentes. Já em relação aos desafios foram elencadas: formação inicial e continuada; recursos materiais e ausência do apoio pedagógico. Em relação à Educação Física escolar, os objetivos transitaram entre desenvolvimento motor, socialização, e execução das propostas. No que se refere aos conteúdos, observa-se uma variedade, mesmo que o Esporte apareça com mais intensidade, voltando-se aos documentos legais como norteadores para a seleção do conteúdo. No que se refere à prática pedagógica, é notório a contemplação de um planejamento unitário, no entanto, ele não registra as especificidades dos alunos com deficiência, as adequações, quando necessárias, são realizadas no próprio contexto da aula, e não dialogam com os/as estudantes com deficiência. A partir dos dados, observou-se que a maioria dos/das docentes não se sente apto para atuar com aluno com deficiência, entretanto, demonstraram preocupação constante sobre continuar aprendendo para sanar possíveis lacunas de sua atuação, assim, tal preocupação reflete no entendimento de suas aulas serem inclusivas haja vista que a intenção da participação efetiva de todos/todas se mostra no discurso das pessoas entrevistadas. Nota-se, então, que a prática docente é multifatorial e influenciada pela compreensão do que é e dos objetivos da Educação Física escolar e que os aspectos didático-pedagógicos sobressaem a simples adequação de aulas, mas envolve o conhecimento docente sobre a deficiência e o diálogo entre professores/professoras, entretanto, o diálogo com discentes com deficiência e comunidade não foi considerado pelas pessoas entrevistadas. Dessa forma, compreendemos que os/as docentes não trabalham sozinhos para a reflexão da prática, buscando apoio em seus pares, entretanto, ainda não trazem as/os discentes com deficiência para serem parte do processo de reflexão e planejamento das propostas.
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AUTOR/A: Mayara Cristina dos Santos Vieira
TÍTULO: Deusas que dançam: análises sobre as subjetividades e relações de poder de professoras de Danças Pélvicas
ORIENTADOR/A: Marcelo Victor da Rosa
ANO: 2024
RESUMO As Danças Pélvicas estão adentrando cada vez mais ao gosto dançante das mulheres, que procuram por aulas que mexam com os quadris, não somente para aprenderem a rebolar, mas, por meio das movimentações da pelve, poder libertar amarras que outrora nem se sabiam que poderiam estar presas. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar os processos de subjetividades e relações de poder na constituição de mulheres professoras de Danças Pélvicas. Já o objetivo específico, focaliza em problematizar tensionamentos e deslocamentos por meio das complexidades e potencialidades observadas durante a construção do percurso. Esta pesquisa perpassou pela metodologia qualitativa, no qual os dados levantados foram produzidos por meio de dois instrumentos de pesquisa, um
questionário e uma entrevista semiestruturada, ambos de forma on-line, tendo a participação de nove professoras de Danças Pélvicas. A investigação também atravessou a metodologia da bricolagem, utilizando como ferramentas analíticas, as deusas mitológicas, as análises do discurso foucaultianas, transitando pela interseccionalidade numa abordagem construcionista e pela decolonialidade, articulando com os marcadores sociais da diferença. Professoras que tiveram apoio familiar quanto às suas decisões em suas trajetórias nas Danças Pélvicas, demonstraram que esse fator foi um facilitador para se aprofundarem nos estudos das danças e em alguns casos, suas relações afetivas acabaram por virar seus parceiros de trabalho. A religião também foi um ponto de destaque nas análises, pois se apresentou controverso dentro do processo de vida das entrevistadas, não apenas o cristianismo, mas principalmente ele, pela influência enquanto um país colonizado. Outros fatores também constituíram para que essas relações de poder e subjetividades fossem produzidas, como: gênero, raça, classe, sexualidade, profissão, precarização do trabalho, machismo, preconceitos, assédios, escolarização, renda, corpos, idade, privilégio, prostituição, sensualidade, sororidade, mídia e tecnologias. Os resultados da pesquisa ofereceram diálogos e reflexões sobre o universo das Danças Pélvicas, revelando ir para além de uma expressão artística, destacando seu papel no cenário cultural e sua relevância na sociedade contemporânea.
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AUTOR/A: Marcia Helena Messa Longo Dutra
TÍTULO: UM OLHAR PARA DENTRO: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA PRESENTE NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA DE MATO GROSSO DO SUL
ORIENTADOR/A: Miguel Rodrigues de Sousa Neto
ANO: 2024
RESUMO A pesquisa aborda a influência da expressão cultural na literatura contemporânea do Mato Grosso do Sul, considerando suas características identitárias e os elementos formativos presentes nos diversos contextos sociais da região. Inicialmente, discute-se a natureza social dos processos de memória e história, destacando-se sua construção coletiva e sua relação com a identidade individual e coletiva. O estudo aprofunda-se na análise das estratégias discursivas utilizadas para justificar a divisão do Estado, ressaltando a complexidade na construção da identidade regional. A dissertação também investiga a produção literária contemporânea, destacando a diversidade cultural e identitária presente nas obras. Os objetivos específicos incluem a análise das teorias que permeiam os conceitos de memória, identidade, literatura e sociedade no contexto da literatura sul-mato-grossense, além da exploração das implicações da diversidade cultural na representação regional na literatura contemporânea. Além disso, propõe-se a elaboração de sequências didáticas baseadas nas análises literárias das obras, correlacionando-as com a memória e identidade do Mato Grosso do Sul. O percurso metodológico adotado baseou-se no método bibliográfico, utilizando textos teóricos relevantes para embasar as análises e reflexões realizadas ao longo da pesquisa. Cinco obras e cinco autores são analisados mais profundamente, e a partir dessas análises, quatro sequências didáticas foram criadas para facilitar a inserção e o debate de nossa literatura para os alunos sul-mato-grossenses. A guisa de conclusão observamos ao longo desta dissertação, que a literatura ajudou no processo de divisão e na contínua defesa de nossa identidade. Com as análises da literatura contemporânea aqui empreendidas, podemos afirmar que ela ainda exerce esse papel. E se propomos uma decolonialidade que se configura como potência para refletir e modificar estruturas fixas no que diz respeito ao ensino de literaturas, atuando, portanto, na perspectiva crítica da educação, é nosso papel como educadores e pesquisadores propor uma defesa que resgate e acolha as dores históricas deste Estado. Ensinar essa literatura desobediente, com práticas que exercitam o abandono, como descreve Pessanha, práticas transformadoras e libertárias na defesa de bell hooks, entusiasmadas por Paulo Freire, é essencial.
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AUTOR/A: Marcelo Barbosa Alves
TÍTULO: Cantigas de Capoeira de Mato Grosso do Sul: Currículos, Identidades e Poder
ORIENTADOR/A: Marcelo Victor da Rosa
ANO: 2024
RESUMO Esta pesquisa nasce do interesse em analisar as cantigas no universo da capoeira, investigando: como as cantigas de capoeira produzem identidades ao mesmo tempo em que tensionam as relações de poder? Para tanto, partimos da realidade da capoeira de Mato Grosso do Sul, a qual possui suas peculiaridades dadas pelo tempo e espaço da interação social e relações entre os sujeitos. O levantamento de dados foi realizado a partir de letras das cantigas de capoeira. Dessa maneira, utilizamos três diferentes artefatos culturais que trazem as cantigas de Mato Grosso do Sul, sendo: Um CD digitalizado no Youtube, na página Projeto Memória Fonográfica de Mato Grosso do Sul, denominado 1º Festival Nacional de Ladainha, outro artefato foi um CD gravado no ano de 2016 pelo grupo Camará Capoeira e, por fim, algumas cantigas isoladas encontradas no Facebook. Como resultados, podemos observar um ambiente cantado permeado por relações de poder às quais tensionam temas como violência, religiosidade e códigos de condutas/normas, assim como, cantigas que trazem identidades culturais ao mesmo tempo em que produzem uma capoeira com características locais que não é a capoeira baiana, mas sim, a capoeira de Mato Grosso do Sul, com todas as suas particularidades dadas pelo contexto regional. Para além, observamos que a pedagogia das cantigas em capoeira é um campo fértil para retratar a realidade presente vivida e que a princípio externam currículos, mas que também pode ser produtora de subjetividades diversas.Cantigas de Capoeira de Mato Grosso do Sul: Currículos, Identidades e Poder
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AUTOR/A: Nayane Vieira de Lima Miyashiro
TÍTULO: Aspectos que ecoam no chão da quadra: considerações acerca das formações em educação física inclusiva
ORIENTADOR/A: Marina Brasiliano Salerno
ANO: 2024
RESUMO A presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de elaboração dos cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria de Educação do município de Campo Grande aos/às docentes de Educação Física de sua rede de ensino sob a temática da educação inclusiva a partir dos estudos culturais. Dentre os objetivos específicos estão: a) compreender quem são os profissionais responsáveis pela elaboração dos cursos de formação continuada; b) analisar o entendimento dos/das gestores/as sobre o conceito de inclusão na Educação Física escolar; c) verificar as temáticas abordadas nos cursos de formação. O estudo se configura de cunho qualitativo, descritivo-exploratório e o levantamento de dados foi realizado em duas etapas, inicialmente por meio de uma pesquisa documental a fim de encontrar as propostas dos cursos de formação continuada e posteriormente foram realizadas entrevistas com seis pessoas responsáveis pela elaboração e organização dos cursos de formação para professores/as de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo (Bardin, 2010). Os resultados apontaram que as formações são elaboradas a partir de três critérios, a saber: formações organizadas levando em conta as sugestões dos/as docentes; formações pautadas no que foi observado pela gestão como fragilidades dos/das; e formações fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular. Ademais, os documentos apontaram que de cento e trinta sete formações realizadas, cinco delas tinham em seus títulos menções a Educação Física em uma perspectiva inclusiva. No que se refere aos/as profissionais entrevistados/as, observamos que o grupo é formado por pessoas cisgêneras, brancas e pardas, e sem deficiência. Sobre a homogeneidade do grupo, não foi observada uma influência direta nas percepções sobre a inclusão de pessoas com deficiência. Acerca das compreensões da equipe gestora sobre o conceito de inclusão na Educação Física escolar notamos que, embora exista um consenso sobre a importância da convivência e do aprendizado mútuo entre pessoas com e sem deficiência, as nuances nas expressões utilizadas podem sugerir a presença de percepções que potencialmente favorecem a segregação. Neste sentido, tanto os objetivos da Educação Física escolar quanto a percepção sobre a inclusão apresentaram influências de suas respectivas formações iniciais, com a manutenção de olhares desenvolvimentistas, concepções inclusivas que se distanciam das abordagens atuais e a segregação das temáticas inclusivas nas formações continuadas. Isso indica a necessidade de formações continuadas para a equipe gestora para que haja novas percepções e findem práticas segregadoras. Por fim, referindo-se às temáticas abordadas nos cursos de formação, podemos observar nos documentos que os temas escolhidos enfatizam o cumprimento de um referencial curricular elaborado pela REME, métodos para estruturação dos planejamentos e aplicabilidade deles, formas de avaliar os/as alunos/as e as práticas corporais mencionadas na BNCC assim como suas progressões.
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AUTOR/A: Roselene Silva Moura
TÍTULO: Da vida, Das Mulheres: Olhares descolonizadores
ORIENTADOR/A: Aguinaldo Rodrigues Gomes
ANO: 2024
RESUMO Trata-se de estudo teórico e ensaístico sobre a condição feminina e feminista brasileira atual, através do enfoque decolonial, e trabalho prático com o processo pictórico sustentado por este tema, desenvolvido pela autora, com a realização de exposição multimídia, sendo ela o sujeito da pesquisa. Propõe-se a reflexão sobre a vida das mulheres, chamadas “da vida”, a partir da representação ideológica socioeconômica atrelada à condição de gênero, que se mantém desde a ascensão do patriarcado neolítico, como instrumento de opressão cruel e eticamente vexatória para toda a humanidade. Propõe-se discussões sobre os sentidos da cultura, das representações ideológicas e toda ressignificação decolonial necessária para a superação deste quadro – Pesquisa artística, pesquisa teórica, pesquisa empírica junto ao público. Com ênfase no Feminismo Interseccional que elenca Gênero, Raça e Classe. Ações que representam desafios a um olhar técnico e político mais ousado, que rompa os muros.
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AUTOR/A: Wilson Marques Dias
TÍTULO: ESTUDOS CULTURAIS EM COLCHA DE RETALHOS: Identidades em (Re)construção e memórias de um processo pandêmico
ORIENTADOR/A: Janete Rosa da Fonseca
ANO: 2024
RESUMO Esta dissertação, intitulada: “Estudos Culturais em colcha de retalhos: Identidades em (re)construção e memórias de um processo pandêmico,” é uma pesquisa qualitativa e descritiva baseada em uma autoetnografia. A investigação se concentra nos impactos da pandemia de COVID-19 no ambiente escolar, especialmente na Escola Estadual Felipe Orro, localizada em Aquidauana/MS. Utilizando uma abordagem decolonial e fundamentada em teorias de Stuart Hall (2003), Nestor Garcia Canclini (1997), Catherine Walsh (2016) e outros, a pesquisa analisa a resistência cultural para compreender a identidade docente no contexto pós-pandemia e problematiza o currículo sob a ótica dos Estudos Culturais. O estudo revisou clássicos literários, textos acadêmicos e artigos para analisar como a pandemia influenciou a educação, questionando a construção de identidades, currículos ideais e pedagogias emergentes. Tendo em vista que uma das contribuições mais significativas que os Estudos Culturais trouxeram para a Educação foi justamente reformular nossos ângulos de visão e leitura de mundo, reorganizar o pensamento e aguçar nossas lentes, inaugurando um outro modo de ver e pensar a Educação. Entende-se que o contexto da pandemia alterou as formas de construção e elaboração dos processos educacionais. Os resultados mostram que o processo pandêmico trouxe reflexos significativos no comportamento dos alunos e nas práticas pedagógicas, impulsionando novas metodologias e currículos que trazem aspectos positivos para a educação.
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