Live discutirá as lutas das populações negras no Brasil; participe

Postado por: Geovandir Lordano

Dando sequência à programação de lives do Mestrado em Estudos Culturais, o Laboratório de Estudos em Diferenças & Linguagens (LEDLin) do Campus de Aquidauana (CPAQ) divulgou a data e os detalhes de sua próxima transmissão ao vivo.

Dessa vez, o tema da discussão será “Emancipações & Lutas das Populações Negras no Brasil”. A transmissão faz parte do projeto de lives intitulado “Estudos Culturais em Debate”.

Coordenador do mestrado, o professor Miguel Rodrigues de Sousa Neto avaliou a importância do tema. “O tema é de suma importância, uma vez que tem estruturado a nossa sociedade, de modo a manter situações de desigualdade, exclusão, violência e, por vezes, morte: a racialização das relações. Se o racismo tem produzido seus efeitos nefastos, é preciso falar da resistência das populações negras no Brasil”, avaliou o docente.

O evento é aberto ao público e poderá ser acompanhado via facebook, na página do Mestrado em Estudos Culturais, no link https://www.facebook.com/ppgcultufms/, no dia 11 de agosto (próxima terça-feira), às 19h (no horário de Mato Grosso do Sul).

Sobre os palestrantes

Ana Flávia Magalhães Pinto: doutora e pós-doutora em História pela Unicamp (2014 e 2017), mestre em História pela UnB (2006); bacharel em Jornalismo pelo UniCEUB (2001); e licenciada em História pela Unip (2017). É professora adjunta da área de Teoria e Metodologia do Ensino de História do Departamento de História da UnB.

Abner Francisco Sótenos: bacharel e licenciado em história pela UFRJ (2009), mestre em história pela UFRJ (2013). Dedica-se a estudos de história dos seguintes temas: ditadura militar no Brasil, movimentos sociais populares no Brasil republicano, história política da baixada Fluminense (RJ) e história política no Brasil.

Murilo Borges Silva: doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011). Licenciado em História pela Universidade Estadual de Goiás (2007). É professor no Curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Jataí. Atualmente é Coordenador Geral de Estágios da Universidade Federal de Jataí/PROGRAD.

Processo seletivo aberto

O Mestrado em Estudos Culturais está recebendo inscrições para ingressantes na modalidade Aluno Especial, aquele que cursa disciplinas isoladas no programa. Se quiser saber mais, leia a matéria disponível aqui.