UFMS ABRE CICLO INTERNACIONAL DE DEBATES ´DEMARCANDO DIFERENÇAS´

Postado por: Geovandir Lordano

Evento discutirá governamentalidades e resistências num mundo pós-pandêmico

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher e do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (Impróprias) abrem, a partir do dia 07 de abril, o V Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças. Espera-se que a atividade seja um momento potente de reflexões e aprendizagens sobre governamentalidades e resistências em um mundo pós-pandêmico.
Participarão do evento pesquisadores de universidades brasileiras e de países como Bolívia, Colômbia, México, Portugal e Moçambique. As palestras do ciclo serão ministradas presencialmente pela primeira vez após a pandemia da Covid-19, organizadas em duas conferências e três mesas redondas. A participação de todas as pessoas é gratuita e haverá certificado para quem comparecer.
O evento é financiado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e conta com a parceria da Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Associação dos Docentes da UFMS, Associação Campo-Grandense de Professores e Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFMS e IFMS. O formulário de pré-inscrição pode ser submetido no link: https://forms.gle/ZgAyKFHU9bLydt9A7

Programação:
07/04/2025 – Conferência de Abertura: Do antropoceno ao androceno, ou vice-versa. Miguel Vale de Almeida (ISCTE, Portugal)
08/04/2025 – Mesa I Gênero e Democracia: Anahí Guedes de Mello (ANIS). Fabiana Moraes (UFPE / The Intercept Brasil), Lina Berrio (CIESAS, México)
09/04/2025 – Mesa II. Ilka Boaventura Leite (UFSC), Franklin Gil Hernandéz (UNC, Colômbia), Luciana de Oliveira Dias (UFG)
10/04/2025 – Mesa III. Jean Segata (UFRGS), Isabel Maria Casimiro (UEM, Moçambique), Isadora Lins França (UNICAMP)
11/04/2025 – Conferência de Encerramento: Pandemia, patriarcado e Estado: reorganização política da resistência. Adriana Guzmán (UMSA, Bolívia)

O evento será realizado no Auditório I do Complexo Multiuso I, Campo Grande.
Maiores informações: @nenp.ufms

Compartilhe:
Veja também